Generosidade – Chave das boas obras

Os alunos do Projeto Futuro e vida tiveram a oportunidade, neste fim de semana, de contemplar uma bela estória:

Através de um teatro, realizado pelos próprios alunos, um sábio oriental mostrava, com exemplos concretos, como deve ser a nossa generosidade para com os outros.

1 exemplo: ” Um homem devia a seu Rei uma grande fortuna, como não tinha meios para pagar o Rei mandou colocá-lo na prisão até quitar a dívida, ele porém lhe caiu aos pés e suplicava um prazo para pagar tudo.  O Rei, comovido com o pedido perdou-lhe toda a dívida. Saindo dali encontrou ele um amigo que lhe devia apenas 100 moedas; começou a sofocá-lo e mandou jogá-lo na prisão até pagar tudo. ” O Sábio perguntou aos assistentes se atitude do homem foi ou não correta: A resposta foi que não pois ele deveria ser generoso e perdoar o seu amigo assim como ele mesmo foi perdoado.

2 exemplo:  ” Numa praça havia um mendigo pedindo esmolas. Dois homens passaram por ele, o primeiro lhe deu um saco cheio de moedas, que estavam sobrando naquele mês, o segundo lhe deu apenas duas pequenas moedas, que eram as únicas que tinha para sobreviver.”

Pergunta o Sábio: Qual dos dois homens foi mais generoso? Explique a sua resposta.

Vamos dar a solução no próximo post. Não percam.

Se quiser tentar responder, deixe um comentário que vamos publicar os que acertarem…

 

2 Replies to “Generosidade – Chave das boas obras”

  1. Ser generoso não significa quantidade e sim qualidade. Doar o que nos fará falta, nos coloca no lugar de quem necessita e e isso sim nos faz melhorar.
    Mas nem sempre essa ajuda precisa ser material, um sorriso muitas vezes transforma a vida de uma pessoa.
    Que N Sra nos ajude a perceber as necessidades de cada, e nos inspire dentro das nossas necessidades, a não ficarmos indiferentes.

  2. O homem que deu um saco de dinheiro,deu oque sobrava do mês,e o outro,deu todo o seu dinheiro.A diferença é,que um deu tudo, e o outro as sobras do mês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*