Dom Jaime Spengler celebra Missa no congresso dos cooperadores dos Arautos do Evangelho

Em seu livro-entrevista Luz do mundo: o Papa Bento XVI afirma “Vê-se que o Cristianismo, neste momento, também está desenvolvendo uma

criatividade totalmente nova. No Brasil, por exemplo, de um lado se

registra um forte crescimento das seitas (…) por outro lado, se presencia também grandes renascimentos católicos, um dinâmico florescer de novos

movimentos como, por exemplo, os Arautos do Evangelho, jovens cheios de entusiasmo por terem reconhecido em Cristo o Filho de Deus, e desejosos de anunciá-Lo ao mundo”. (1)

“Luz do mundo” – livro-entrevista do Papa Bento XVI

Nesse sentido, em entrevista exclusiva ao portal da CNBB sobre a Apresentação de Jesus no Templo e o Dia Mundial da Vida Consagrada, dois eventos que acontecerão em um mesmo dia, 2 de fevereiro, Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada expressou reconhecimento pela obra de evangelização realizada pelos consagrados e em distintas regiões do Brasil.

As pessoas que abraçam a Vida Consagrada, disse, deixam tudo para estar com Cristo e colocar-se, como Ele, ao serviço de Deus e dos irmãos e irmãs. “A história da Igreja do Brasil é marcada pelo testemunho de uma miríade de consagrados/as. Quanto bem se fez e se faz através do empenho e dedicação de mulheres e homens que assumiram e assumem o Evangelho como regra de vida!”, ressaltou.

A pastoral vocacional se tornou prioritária em meio a este novo momento e é: “é desafiada a propor às novas gerações esse estilo de vida na sua radicalidade e simplicidade”.

Dom Jaime Spengler em visita aos Arautos do Evangelho

Contudo, o arcebispo acredita que a melhor forma de promover a vida consagrada é “o testemunho de vida de cada consagrado e de cada comunidade de vida consagrada”.

Completou: “onde se faz sentir a alegria do Evangelho, na simplicidade e na generosidade, ali implicitamente se promove vocações”, acrescentou.

(1) BENTO XVI. Luz do mundo, O Papa, a Igreja e os sinais dos tempos, Ed. Paulinas, São Paulo, 2011, p. 80; Edição original: Luce del mondo. Il Papa, la Chiesa e i segni dei tempi. Libreria Editrice Vaticana, 2010, p.89-90.

 

Fonte: Gaudium Press, com informações da CNBB