Quem Somos

Os Arautos do Evangelho são uma Associação Internacional de Fiéis de Direito Pontifício, a primeira a ser erigida pela Santa Sé no terceiro milênio, o que ocorreu por ocasião da festa litúrgica da Cátedra de São Pedro (22 de Fevereiro) em 2001.


O seu Fundador é Mons. João Scognamiglio Clá Dias. (ver biografia).

Composta predominantemente por jovens, esta Associação está presente em 78 países. Seus membros de vida consagrada praticam o celibato, e dedicam-se integralmente ao apostolado, vivendo em casas destinadas especificamente para rapazes ou para moças, os quais alternam a vida de recolhimento, estudo e oração com atividades de evangelização nas dioceses e paróquias, dando especial ênfase à formação da juventude.

Embora não professem votos e conservem-se no estado leigo – exceção feita de alguns que abraçam as vias do sacerdócio – os Arautos do Evangelho procuram praticar em toda a sua pureza fascinante os conselhos evangélicos.

Vivem normalmente em comunidade (masculinas ou femininas), num ambiente de caridade fraterna e disciplina. Em suas casas fomenta-se uma intensa vida de oração e estudo, seguindo-se a sapiencial diretriz do Papa João Paulo I

I: “A formação dos fiéis leigos tem como objectivo fundamental a descoberta

cada vez mais clara da própria vocação e a disponibilidade cada vez maior para vivê-la no cumprimento da própria missão” (Christifidelis Laici, 58).

Cooperadores

Outra categoria de membros são os Cooperadores, os quais “embora sintam-se identificados com o espírito da Associação -lê-se nos Estatutos – não podem comprometer-se plenamente com os objectivos dela, devido a seus compromissos sacerdotais, ao fato de pertencerem a algum instituto de vida consagrada ou sociedade de vida apostólica, ou a seus deveres matrimoniais ou profissionais”.Leigos, casados ou solteiros que vivem no mundo, sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas, leigos de vida consagrada ou membros de outras associações ou movimentos apostólicos, os Cooperadores dos Arautos do Evangelho, além de observarem os preceitos e deveres próprios a seu estado, esforçam-se por viver em conformidade com o carisma e a espiritualidade da Associação, dedicando a ela seu tempo livre e se comprometendo a cumprir certas obrigações.

 

Finalidade

Nos primeiros artigos de seus Estatutos encontra-se delineada a vocação dos Arautos do Evangelho: “Esta Associação …. nasceu com a finalidade de ser instrumento de santidade na Igreja, ajudando seus membros a responderem generosamente ao chamamento à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade, favorecendo e alentando a mais íntima unidade entre a vida prática e a fé. …. Além disso, a Associação tem como fim a participação activa, consciente e responsável de seus membros na missão salvífica da Igreja através do apostolado, ao qual estão destinados pelo Senhor, em virtude do Baptismo e da Confirmação. Devem, assim, actuar em prol da evangelização, da santificação e da animação cristã das realidades temporais.

Espiritualidade

Os Arautos têm sua espiritualidade alicerçada em três pontos essenciais: a Eucaristia, Maria e o Papa, como está definido nos seus estatutos: “A espiritualidade tem como linhas mestras a adoração a Jesus Eucarístico, de inestimável valor na vida da Igreja para construí-la como una, santa, católica e apostólica, corpo e esposa de Cristo (EE 25, 61); a filial piedade mariana, imitando a sempre Virgem e aprendendo a contemplar n’Ela o rosto de Jesus (NMI 59); e a devoção ao Papado, fundamento visível da unidade da fé (LG 18).”
Esses pontos estão representados em destaque no brasão que os distingue.

Carisma

Seu carisma os leva a procurar agir com perfeição em busca da pulcritude em todos os actos da vida diária, mesmo estando na intimidade e está expresso no sublime mandamento de Jesus Cristo: “Sede perfeitos como vosso Pai Celeste é perfeito” (Mt 5, 48).

Para o Arauto do Evangelho, este chamamento à perfeição não deve ficar restrito aos actos interiores, mas exteriorizar-se em suas actividades, de modo que melhor reflictam a Deus. Isto quer dizer que ele deve revestir de cerimonial as suas acções quotidianas, seja na intimidade de sua vida particular, seja em público, na obra evangelizadora, no relacionamento com os irmãos, na participação da Liturgia, nas apresentações musicais e teatrais, ou em qualquer outra circunstância.

Esta procura da perfeição significa não só abraçar a verdade, praticar a virtude, mas também fazê-lo com pulcritude, com beleza, a qual pode ser importante elemento de santificação.
Com razão lembra o Santo Padre, na Carta aos Artistas, o oportuno ensinamento do Concílio Vaticano II:“O mundo em que vivemos tem necessidade de beleza para não cair no desespero. A beleza, como a verdade, é a que traz alegria ao coração dos homens, é este fruto precioso que resiste ao passar do tempo, que une as gerações e as faz comungar na admiração“.

Evangelização através da cultura e da arte

Por verem na cultura e na arte eficazes instrumentos de evangelização, os Arautos habitualmente lançam mão da música, tanto pelas vozes como pelos instrumentos. Assim é que grande número de coros, orquestras e conjuntos musicais foram constituídos por Arautos, a fim de levar sua mensagem de fé e de esperança à sociedade contemporânea.

Esse papel tão importante da arte tem sido ressaltado pelo Papa Bento XVI – ele mesmo um grande apreciador de música – em várias ocasiões, como por exemplo nas palavras finais de agradecimento pelo concerto oferecido pelo Presidente da República Italiana por ocasião do terceiro aniversário do pontificado, a 24/04/2008: “Existe uma misteriosa e profunda relação entre música e esperança, entre canto e vida eterna: por este motivo a tradição cristã representa os espíritos bem-aventurados, enquanto cantam no coro, raptados e extasiados pela beleza de Deus. Porém a arte autêntica, como a oração, não nos torna alheios à realidade quotidiana; mas nos conduz a ela para “impregná-la” e fazer que reviva, para que dê frutos benéficos e paz“.

 

 

 

15 Replies to “Quem Somos”

  1. Gostaria de visitar as igrejas dos Arautos do Evangelho na Serra da Cantareira, e levar um casal de amigos, existe algum programa para visitação, gostaríamos de ir num sábado para assistir a missa, pois somos de Curitiba, alguma informação útil?

    • Prezado Ivaldo, bom dia!

      Entre em contato com o nosso seminário e informe-se melhor diretamente lá. Números: (011)4899-3100 / (011)2256-9377

  2. Parabéns aos Arautos do Evangelho. Acompanho o padre Luiz Goyard e vejo o quão vocês são íntegros na fé e vivem o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Que vocês sejam cada vez mais abençoados por Deus e pela Santíssima Virgem Maria. Paz e Bem a todos.

  3. salve maria a todos so para salientar fui membro da dos arautos bem na epoca da fundaçao nos primordios tive muito contacto com o mons. joão clá inclusive não perdia as reuniões da semana e aos finais de semana não deixava de ir ao jour le jour.
    estou em curitiba a passeio mas minha intenção e vir morar aqui. mas preciso arrumar um emprego para sobreviver e quero tambem voltar a estudar e iniciar a faculdade de direito me tornar advogado.lhes pegunto por obsequio os senhores podem me dar um auxilio uma indicaçao. tenho experiencia na area de vigilante trabalhei 2 anos no consulado americano tenho boas referencias de la inclusive do chefe do fbi e da cia o chefe geral da segurança e meu amigo pessoal ele foi membro da tfp nos anos 80 ele e brasileiro o nome e nivaldo moretti ele e totalmente fan e frequentador dos arautos em sp. se possivel se for da vontade de nossa senhora e para a gloria dela gostaria de uma oportunidade desde ja que nossa senhora lhes abençoe aguardo um retorno e feliz ano novo salve maria.

  4. Conhecemos os Arautos pela.escola do.meu filho……estamos.tendo uma transformação extraordinária em nossa casa..em todos.os sentidos….é um.bem estar maravilhoso..um acolhimento excepcional!!
    Nosso filho está amando e aproveitando cada segundo e absorvendo com muita clareza o sentido do aprendizado!!
    Parabéns ao projeto e todos q fazem parte dele…
    Deus.abençoe!

    • Acompanho muito os Arautos vejo que fazem um bom trabalho especialmente com os jovens pois são o futuro acreditamos muito neles por isso gostaria de receber mais publicações por email. Desde já agradeço quando for ao
      sul vou visita-los

  5. Boa noite! Salve Maria!
    Fui professora dos Arautos em Curitiba, num periodo de 2 anos e nunca fui tao feliz em minha vida!!! Primeiramente vinculada ao padre Isoldino, depois ao padre Lourenco e finalmente ao padre Ryan…quantas alegrias tive com meus queridos alunos e alunas…quantas saudades!!!! quantas lembrancas inesqueciveis!!!
    Moro hoje no Rio de Janeiro e chegou em minhas maos a revista dos Arautos…bateu uma saudade em meu coracao, principalmente dos meus queridos alunos, que me fizeram crescer como ser humano…espero um dia poder reve-los…um forte abraco a todos que fundaram esse grande colegio em Curitiba!!! Salve Maria!

  6. ola eu faço arauto
    la tem karate musica eu faço na Casa de Formação: Av. Fredolin Wolf, 3700 Sta. Felicidade. Tel.: 3372-1598 os arautos nesse endereço
    é muito pitoresco ir aos arautos e ver sua apresentações…

  7. Olá eu li e não entendi muito. Como conhecer, como participar e aprender? Gostaria de saber se meu filho de 11 anos pode aprender um pouco sobre viver mais puramente, sem vícios, sem mentira. Obrigada!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*