Inscreva-se ao Blog

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

Calendário

dezembro 2012
D S T Q Q S S
« nov   jan »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Posts mais vistos

Revista Arautos

Revista Arautos do Evangelho

Revista Arautos do Evangelho

Natal curitibano IV


Como se comemora o Natal na Ucrânia?
Começa com a Ceia natalina, que é realizada no dia 24 de Dezembro, pois ela encerra o “Pelêpivka” (Quaresma) preparação para o nascimento do Menino Jesus, é uma festa para toda a família. A primeira coisa a se fazer é deixar a casa bem arrumada para os familiares mas sobretudo para o Grande Hóspede que todos esperam ansiosamente, A dona da casa neste dia fica inteiramente retida na cozinha preparando os pratos para a ceia e seu esposo ocupado de organizar o terreno da casa e alimentar bem os animais pois eles também fazem parte da realidade da casa.
Ao entardecer todos os membros da família devem estar reunidos, dentro da casa deve ter uma “ialenka”- árvore de natal, que indica sempre para o alto e em cima da mesma há uma estrela que indica o caminho, como aconteceu para os magos assim ela nos guiará a Jesus! Ela deve estar toda enfeitada com adornos mas também com deliciosos docinhos que depois da ceia poderão ser apreciados.

Quando todos estão juntos no recinto o dono da casa ingressa com um feixe de trigo chamado “didukh”, ele representa os antepassados assim como a fartura o progresso e o bem estar, o “didukh” é colocado com respeito num local de destaque previamente adornado.
A mesa em que será realizada a ceia é forrada com feno depois coberta com uma bela toalha bordada, este feno simboliza a manjedoura, e assim como a mesa está farta, o Menino Deus trará bênçãos em abundância para toda a família. Colocasse sobre a mesa um castiçal de três velas em honra da Santíssima Trindade. Em baixo da mesa colocasse palha de trigo, e os instrumentos que se utilizam para o trabalho no campo, pedindo para que as bênçãos de Deus estejam presente em toda a propriedade.
A ceia só pode ser servida quando a primeira estrela tiver aparecidos no firmamento, após isso o “hospódar”- dono da casa, convida todos para achegarem-se à mesa, fazem uma oração pela família e o “hospódar” cumprimenta a todos com as palavras: “Deus nasceu!”, ao qual todos respondem: “Glorifiquemo-lo!”, em seguida serve um pedaço de pão embebido no mel para cada um dos comensais, para que a vida familiar seja alegre, unida, e vivida no bem estar espiritual e humano.
Em algumas regiões da Ucrânia e em algumas famílias aqui do Brasil, o dono da casa convida para a ceia as “tempestades, as enchentes, o granizo, as geadas e os ventos” também! Espera um pouco em silêncio, e como não ouve resposta retruca dizendo que como os convidados não foram dignos de aceitar o convite da família para a ceia, que também não apareçam durante o ano quando não convidados!

No Comments Yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>