Tudo ou nada

É uma escolha fácil de fazer:tudo ou nada.

Sim. Se escolhemos um caminho, teremos tudo. Se escolhemos outro, nada teremos.

Qual caminho escolher?

Em duas frases da Escritura temos a solução. Simples, como tudo que é de Deus.

Numa (Jo 15,5), o próprio Jesus nos diz: “Sem Mim #nada# podeis fazer”. Noutra (Fl 4,13), diz-nos pelas palavras de São Paulo: “#Tudo# posso nAquele que me dá forças”.

Mas como conseguir esse tudo?

A resposta ficou claríssima no Curso de Férias de que estamos participando com os Arautos do Evangelho em São Paulo.

Usando o atualíssimo recurso de expor a mesma verdade por vários meios (explanação, teatro, vídeo, círculos de debates, etc.) o curso deixou “claro como água” a importância fundamental da oração para obtermos tudo.

Tudo, sim. Pois se pela oração pedirmos algo que não nos convém, Deus nos dará o que convém.

Estão sendo utilíssimos estes dias — aliás tão entretidos — que passamos com os Arautos em São Paulo.

O dia começa com a Missa na Basílica Nossa Senhora do Rosário, no Seminário dos Arautos, na Serra da Cantareira. Ambiente de uma beleza mais do céu que da terra. A Missa, com o cerimonial singelo e sublime, nos dá a certeza: Deus está aqui! Comunhão eucarística e depois a sequência de explanações, teatros, vídeos, perguntas e respostas, debates, etc.

Sem falar dos intervalos amenos, distendidos, convidando à reflexão sobre o que aprendemos e que nos servirá a vida toda. E servirá para ajudarmos o próximo, tantas vezes sem rumo ou sem ânimo, à espera de uma palavra de alento — “Confie! Peça a Deus; Ele é Pai. E nos deu por Mãe a sua própria Mãe. Confiança!”

Na variedade dos atos, todos feitos com esmero, de vez em quando uma surpresa. E houve uma que foi surpresa até para os coordenadores: de repente, no meio de uma peça de teatro, vem ao palco um Cardeal. Alguns pensaram que fazia parte do enredo, mas não. Não era um ator vestido de Cardeal era um Cardeal mesmo! E nos dirigiu palavras de incentivo.

Cardeal Rouco Varela
incentiva os participantes do Curso

Era o Cardeal Arcebispo de Madrid, D. Rouco Varela acompanhado de outros seis Bispos (também Bispos mesmo, e não atores…). Logo em seguida pudemos assistir a Missa celebrada pelo Cardeal e concelebrada pelos demais Bispos.

Mas por que estavam ali o Cardeal e os Bispos? Haviam ouvido falar dos Arautos e queriam conhecê-los de perto. Afinal daqui a alguns dias estarão na JMJ, no Rio de Janeiro.

Missa na Basílica de
Nossa Senhora do Rosário

O curso continua. Quando terminar, se pusermos em prática o que aprendemos sobre a oração, poderemos obter o #tudo# que queremos.

Do contrário, será o #nada#, pois “Sem Mim nada podeis fazer”, disse-nos Jesus.
.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*