Maio, mês de Maria. Por que?

O leitor já se terá perguntado por que o mês de maio é dedicado a Maria, uma vez que em outros meses há festas litúrgicas importantes em honra de Nossa Senhora, como a Imaculada Conceição, em dezembro, ou a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, em janeiro?

Vários autores têm tratado do assunto e inúmeras hipóteses ou explicações têm sido levantadas.
.

Ir. Alcídio Miranda, EP

As que nos pareceram mais interessantes foram referidas pelo bem-aventurado Cardeal John Henry Newman em sua obra póstuma “Meditações e Devoções”.

Diz o Cardeal inglês: “A primeira razão é porque é o tempo em que a terra faz surgir a tenra folhagem e os verdes pastos, depois do frio e da neve do inverno, da cruel atmosfera, do vento selvagem e das chuvas da primavera”.

Lembremo-nos de que o autor escreve em um país do hemisfério norte, onde o mês de maio, “mês das flores”, corresponde ao auge da primavera.

Continua o purpurado. Em maio “os dias se tornam longos, o sol nasce cedo e se põe tarde” concluindo que “semelhante alegria e júbilo externo da natureza são os melhores acompanhantes da nossa devoção Àquela que é a Rosa Mística e a Cidade de Deus”.

Há autores que afirmam que essa tradição remonta a tempos muito antigos e já na Idade Média dedicava-se esse mês à Virgem Santíssima.

É muito significativo que a Santa Mãe de Deus tenha escolhido precisamente esse mês para aparecer aos três pastorinhos em Fátima, Portugal.

Neste ano, entretanto, este mês tradicionalmente dedicado a Maria toma uma dimensão toda especial, pois há pouco comemoramos o centenário dessas famosas aparições. São cem anos de um maternal aviso de Nossa Senhora ao mundo e de um convite à conversão.

Com efeito, tendo aparecido aos três pastorinhos, Nossa Senhora não falou apenas para Portugal, mas para o mundo inteiro, exortando todos os homens à oração, à penitência e à emenda de vida. De modo especial, falou Ela ao Papa e à Hierarquia da Igreja, pedindo-lhes a consagração da Rússia ao seu Imaculado Coração.

A crise moral em que se encontrava a humanidade na época das aparições, isto é, em 1917, levou Nossa Senhora a afirmar que já naquele tempo a situação era altamente calamitosa e apontava para os dramas e castigos que recairiam sobre a humanidade se os homens não se convertessem.

Com insistência materna dirigia à humanidade um apelo, hoje mais atual do que nunca: “Rezem o terço todos os dias para alcançar a paz para o mundo e o fim da guerra.”

Como amorosos filhos, atendamos, pois, aos pedidos de nossa Santa Mãe, sigamos seus maternais conselhos e, por mais incertos e sombrios que sejam os dias que se aproximam, tenhamos a esperança no triunfo do Imaculado Coração de Maria e peçamos com toda confiança:

Ó Maria mostrai a força do vosso manto protetor aos vossos filhos e filhas que sob o signo da Santa Cruz vos pertencem”.

 

 

(Publicado originalmente pelo “Apostolado do Oratório”. Feitas ligeiras adaptações)
Ilustrações: Arautos do Evangelho

3 Replies to “Maio, mês de Maria. Por que?”

  1. A algum tempo adotei o hábito de rezar o terço diariamente e quando o faço, sinto uma imensa paz. Agradeço a Virgem Santíssima por me conceder essa benção!
    Salve Maria!

    • Prezada Edyr,
      é realmente uma bênção rezar o terço todos os dias. Foi o que Nossa Senhora em Fátima pediu para que o mundo, as famílias e cada um de nós fizesse. Seria o meio de ter evitado chegarmos onde chegamos.
      Que Nossa Senhora a conserve nessa devoção, mesmo — ou sobretudo — nas horas difíceis que todos temos.
      Cordialmente,

      ARAUTOS DO EVANGELHO

  2. Ó Nossa Mãe, fazei com que não olhemos para este mundo, para as coisas mundanas, para as inmundíces dele, pois ele comete os piores pecados e pecados gravíssimos.
    Que o triunfo para Santa Igreja Católica, Apostólica e Romana, prometido a madre Mariana de Jesus Torres, por Nossa Senhora do Bom Sucesso se de o quanto antes!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*