“Olhai os lírios do campo…”

Narra-nos o Evangelho que Jesus, convidando seus discípulos a confiarem na Providência, deixou-nos estas palavras tão profundas quanto poéticas:

“Olhai os lírios do campo, não trabalham nem fiam. Entretanto, eu vos digo que o próprio Salomão no auge de sua glória não se vestiu como um deles.”

Emociona pensar no belo da cena; o Criador dos lírios olha com admiração para a singela criatura e se serve de sua beleza para incutir um pensamento ainda mais belo: Deus vestiu os lírios com maior pompa do que o próprio Rei Salomão, com que carinho não cuidará daqueles que confiam nEle?

O pensamento é sobremaneira belo. Entretanto uma pergunta nos vem ao espírito: como eram os lírios a que o Senhor se referia?

Uma só variedade de lírio era natural da Palestina o “Lilium Candidum”. Porém este não cresce nos campos senão em espessas e sombreadas florestas.

As palavras hebreias traduzidas para o “lírio” podem referir-se a qualquer planta com flores de vistosas cores. Muito provavelmente Jesus se referia às soberbas anêmonas vermelhas que revestem na Primavera toda a Palestina.

Assim se compreende melhor a comparação desta flor como o Rei Salomão: os reis se vestiam de vermelho para ressaltar sua majestosa dignidade.

Uma simples flor, símbolo da singeleza e da realeza; enaltecida pelo divino olhar admirativo de Jesus.

(De autoria do Diácono Francisco Magnos da Silva)

Ilustrações: Arautos do Evangelho, Wiki

One Reply to ““Olhai os lírios do campo…””

  1. Parabéns ao Grupo, encontrei no Bairro do Portão, as 13h47.
    Estavam em trânsito para um Evento.
    Parabéns ao Grupo Arantes do Evangelho.
    Espero revelos. No Próximo Domingo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*