A origem da vida

Meu amigo fechou o livro com uma expressão interrogativa. Tinha-o pego pois o título de um capítulo lhe chamara a atenção: “A origem da vida”.

Os autores — conceituados cientistas — a que conclusão chegaram?

O capítulo que o atraíra era uma obra prima… de não dar resposta à questão. Parecia, naquele assunto específico, com a resposta dada por um esperto personagem empenhado em não se comprometer. Perguntado se era favorável a determinado tema polêmico respondera: “Não sou contra nem a favor, muito pelo contrário; em caso de discordância não resta a menor dúvida”. Ou seja não dissera nada…

Assim também o tal capítulo sobre a origem da vida. Havia nele termos como: “continuará durante muito tempo um enigma a ser decifrado pela ciência”. Ou então: “a busca da origem da vida nos faz recuar para um passado cada vez mais longínquo, sobre o qual podemos apenas fazer conjecturas”.

A ciência segundo São Tomás de Aquino “é o conhecimento certo por meio das causas”. Falando-se de “origem da vida”, se está procurando exatamente a causa dela. Sobre isso a ciência tem apenas conjecturas…

Evidentemente, num panorama do qual se retira Deus, a causa das causas, fica tudo nebuloso, confuso e hipotético.

Pondo-se a Deus como o Criador, tudo fica explicado. Um Prêmio Nobel em física (Alfred Kastler) diz que “imaginar um universo sem Deus Criador é um absurdo. Para um físico, um átomo é tão complexo que não se explica sem uma inteligência divina.”

Na nossa vida individual, excluindo-se a Deus, perdemos o rumo e o resultado é o mundo de hoje, em muitos dos seus aspectos. O mesmo ocorre com a ciência: fica reduzida a trabalhar com conjecturas.

Ilustrações: Arautos do Evangelho, flicr, wiki

One Reply to “A origem da vida”

  1. Salve Maria,Amigos Arautos do Evangelho,EP tão queridos!
    Gostei muito desse texto.
    Meu pai Prof.Emílio de Vasconcellos Paes,era Doutor em Física Nuclear(+)e hoje descansa no Céu,infinito de estrelas,céu lindo,que muitos átomos o compõem .Com ele,aprendi a admirar a Física,os átomos,o Universo.Ele me ensinava tudo,e ouvi-lo era minha grande alegria.
    Meu pai Emílio,nunca foi à Igreja comigo e nem sei ,ao menos,se ele ia….mas em suas lindas poesias,ele falava de Deus,E lembro-me de uma delas sobre os átomos,o universo….
    “Para um físico, um átomo é tão complexo que não se explica sem uma inteligência divina.”
    Saudades do meu pai,Emílio(+)….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*