O Rosário e o Reino de Maria

Nas aparições de Fátima, Nossa Senhora pediu aos três pastorinhos que fosse diariamente rezado o Santo Rosário. Que tesouros encerra esta devoção para ser tão do agrado de Maria Santíssima?


.
.
.
.

O SANTO ROSÁRIO, UMA ORAÇÃO QUE CONDUZ AO REINO DE MARIA

Ir. Elen Coelho, EP

Em todas as épocas históricas, especialmente nos tempos de grandes crises, suscitou a Divina Providência almas que fossem oráculos vivos para indicar aos homens o caminho da correção, admoestá-los por sua má conduta e prefigurar de algum modo o porvir.

Foi o que se deu com a queda do Império Romano do Ocidente, iluminada e analisada por Santo Agostinho, com o ocaso da Idade Média, anunciado por São Vicente Ferrer, e com a eclosão da Revolução Francesa, que fecha a Idade Moderna, prevista por São Luís Grignion de Montfort.

Nossos “tempos contemporâneos, que parecem na iminência de se encerrar com nova crise, têm um privilégio maior. Veio Nossa Senhora falar aos homens” (1) nas célebres aparições de Fátima, cujo centenário estamos celebrando.

Além de advertir sobre os pecados da humanidade, a Virgem Santíssima anunciou aos três pastorinhos uma nova era na História da Igreja, assim descrita por Mons. João Scognamiglio Clá Dias: “Fátima aponta com toda a clareza para um futuro de triunfo e de glória, que se dará após a penitência e a conversão dos homens. Futuro este que ultrapassará as expectativas dos mais esperançosos, pois ninguém pode imaginar o auge de santidade e beleza a ser alcançado quando o Coração Imaculado de Maria transformar as almas e entronizar nelas seu Divino Filho”. (2)

FÁTIMA E O SANTO ROSÁRIO

Nas seis aparições ocorridas entre maio e outubro de 1917, a Virgem Santíssima “explica os motivos da crise e indica o seu remédio”. (3) E como poderosíssimos meios para obter a conversão pedida, Ela assinala a devoção ao seu Imaculado Coração, a Comunhão reparadora dos cinco primeiros sábados e, sobretudo, a recitação do Santo Rosário.

Neste último ponto Nossa Senhora de Fátima tocou com maior insistência. Com efeito, em cada uma das aparições Ela recomendou aos pastorinhos esta prática, mas nado dia de 13 de julho foi mais categórica, afirmando: “Continuem a rezar o Terço todos os dias, em honra de Nossa Senhora do Rosário, para obter a paz do mundo e o fim da guerra, porque só Ela lhes poderá valer”. (4)

Chegada a última aparição, a “Senhora, vestida toda de branco, mais brilhante que o sol” (5) recomendou mais uma vez a recitação diária do Terço e definiu-Se com estas palavras: “Sou a Senhora do Rosário”.

Coroação de Nossa Senhora – Espanha

 

(1) CORRÊA DE OLIVEIRA, Plinio. Fátima: explicação e remédio da crise contemporânea. In: Catolicismo. Campos dos Goytacazes. Ano III. N.29 (Maio, 1953); p.2.
(2) CLÁ DIAS, EP, João Scognamiglio. Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará!, São Paulo: Lumen Sapientiæ, 2017, p.101.
(3) CORRÊA DE OLIVEIRA, op. cit., p.2.

(4) IRMÃ LÚCIA. Memórias I. Quarta Memória, c.II, n.5.13.ed. Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 2007, p.176.

(5) Idem, n.3, p.173.
(6) Idem, n.8, p.180.

(Transcrito com ligeira adaptação do artigo “O Santo Rosário. Uma oração que conduz ao reino de Maria”, de autoria da Ir. Elen Coelho, na revista Arautos do Evangelho, nº 190, outubro de 2017, p. 23-27. Para acessar a revista Arautos do Evangelho do corrente mês clique aqui )

Ilustrações: Arautos do Evangelho, Francisco Lecaros,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*