O Sacrário escolhido por Deus

Na solenidade de Cristo Rei, encontrei no porta-folhetos da Paróquia dois textos que podem ser muito úteis para nossos visitantes.

Além da adoração devida a Jesus por ser o Deus único, nosso Pai e Redentor, Ele é de fato Rei, por ser Criador de todo o Universo — de cada um de nós, portanto — e como Rei deve ser tratado.

Como conciliar essa afirmação com o fato de que Ele nos ensina a sermos desprendidos das riquezas desse mundo?

Como veremos, não há nenhuma contradição: o fato de que devemos ser desapegados dos bens materiais não significa que deixemos de colocar o que temos de melhor para seu serviço: nossas capacidades naturais, nossos dons artísticos bem como o mais excelente existente na natureza.

No folheto citado, dois textos esclareciam bem o assunto.

CARDEAL, JUIZ DO SUPREMO TRIBUNAL DA IGREJA

Para fazer-se homem, o Filho de Deus — o único que podia escolher a própria Mãe — escolheu a Imaculada Virgem Maria. Durante nove meses Ela foi o Sacrário no qual habitou Jesus. Ou, por analogia, o cálice no qual se guardam as hóstias consagradas, o próprio Jesus. A única diferença é que, na Eucaristia, Jesus deixa a critério dos seus sacerdotes a escolha do cálice em que permanecerá, como na sua Encarnação permaneceu no seio sagrado da Virgem Maria.

Nesse sentido diz o Cardeal Raymond Burke, atual Presidente da #Signatura Apostólica#, o Supremo Tribunal da Santa Igreja:

“Como Deus escolheu a Virgem Maria, a mais perfeita das criaturas, sem mancha alguma de pecado como tabernáculo de seu Filho, do mesmo modo, um padre deve escolher os mais dignos e preciosos vasos sagrados para por o mesmo Corpo que estava na Virgem, mas que agora está sobre o altar. Quando vires belos cálices, não julgues que o padre esteja ostentando, mas entenda que ele apenas imita o que faz o Pai na Encarnação do verbo”. ⁽¹⁾

Disse-nos Jesus: “Sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito”. O próprio Pai escolheu o “cálice” para colocar seu Divino Filho. Por que não imitá-lo na escolha do cálice onde deve repousar o mesmo Jesus, embora sob as aparências eucarísticas?

SÃO FRANCISCO, MODELO DA POBREZA E DO RESPEITO POR JESUS NA EUCARISTIA

Em uma de suas cartas aos sacerdotes franciscanos, diz o “poverelo” de Assis:

“Onde quer que o Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor jesus Cristo for conservado de modo inconveniente ou simplesmente deixado em alguma parte, que o tirem dali para colocá-lo num lugar ricamente ordenado”.

Mais adiante adverte santamente: “Temos que observar todas essas coisas acima de tudo, de acordo com os preceitos do Senhor e as constituições da Santa Mãe Igreja. E quem não fizer isso saiba que deverá prestar contas no dia do juízo, diante de Nosso Senhor Jesus Cristo” ⁽²⁾.

.
.

⁽¹⁾ Cardeal Raymond Leo Burke, www.vatican.va/signatura-apostolica/

⁽²⁾ São Francisco de Assis, obras e escritos completas, “Opera Omnia”, vol Cartas, 2ª carta aos sacerdotes.

One Reply to “O Sacrário escolhido por Deus”

  1. Meu Deus peço pela saúde de”Maria” cure totalmente completamente de bençãos sem medida que Ela leve uma vida saudável feliz próspera cheio da suas graças e de a Tua paz Jesus Cristo de Nazaré Amém e vitórias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*