A beleza leva à Verdade

“Pontualidade britânica” — é como costumamos nos referir a alguém que cumpre realmente os horários. E como símbolo dessa pontualidade há um verdadeiro monumento: o Big Ben.

Esse relógio poderia ser também o símbolo de outra “pontualidade”, que não se limita à exatidão no cumprimento dos horários, mas na busca da verdade, do bem e do belo.

Essas duas pontualidades coincidem na pessoa do arquiteto que planejou e orientou a construção do Palácio de Westminster e da torre do Big Ben.

AUGUSTUS PUGIN

Augustus Pugin (1812-1852), apesar de educado desde cedo em preconceitos contra a Igreja, a misericórdia divina ia compadecer-se dele de modo inesperado.

Aos 19 anos, recebeu a incumbência de restaurar parte do Castelo de Windsor, residência da família real. Para a elaboração destes trabalhos e de outros sucessivos, tomou contato assíduo com a arte gótica, suas catedrais, ogivas e vitrais. Viajou por vários países europeus para melhor conhecer o estilo que lhe encantava.

Conforme escreverá mais tarde, “aprendi as verdades da Igreja Católica nas criptas das velhas igrejas e catedrais europeias (…) e a força irresistível da verdade foi penetrando em meu coração (…) sem ter conhecido um só sacerdote, ajudado apenas pela graça e misericórdia de Deus, resolvi entrar na sua Igreja”.(1) Submeti de bom grado meu falível julgamento às decisões infalíveis da Igreja e, abraçando de alma e coração a sua fé e disciplina, tornei-me um humilde, mas verdadeiro membro fiel”.(2)

Catedral de Enniscorthy

Sua capacidade criativa manifestou-se prodigiosamente nas catedrais católicas de Birmingham (Inglaterra) e Enniscorthy (Irlanda), em igrejas como a de Saint Gilles, em Cheadle (Inglaterra).

Via, em coerência com a verdade, que as celebrações litúrgicas deviam ser sempre realizadas com pompa e esplendor. Isto o levou a doar ricos paramentos de ouro e púrpura à Igreja de St Mary, em Derby.

Igreja de St Gilles

Escreveu diversos livros sobre liturgia e arquitetura, sendo considerado um dos mais influentes teóricos da arquitetura britânica do século XIX.

O BIG BEN

Em outubro de 1834 um incêndio destruiu quase todo o antigo Palácio de Westminster. A Câmara dos Lordes, designou-o, então com 24 anos, para projetar o novo prédio e a nova torre, que ostenta o Big Ben.

Faleceu em 14 de setembro de 1852, depois de receber os últimos Sacramentos.

 

(1) HILL, Rosemary. God’s Architect. Pugin and the Building of Romantic Britain. New Haven: Yale University Press, 2009, pp.4, 126.
(2) FERREY, Benjamin. Recollections of A.N. Welby Pugin, and His Father Augustus Pugin; with Notices of Their Works. London: Stanford, 1861, pp.104, 109.

 

(Veja o tema completo na revista “Arautos do Evangelho”, nº 153, setembro de 2014, pp. 14-18. Para acessar a revista Arautos do Evangelho do corrente mês clique aqui )

Ilustrações: Arautos do Evangelho, Gustavo Krajl, David lliff, Wiki

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*