O QUE É A VERDADE?

Tem havido muitas respostas à pergunta do título deste post. Qual delas é a … verdadeira?

Na concepção dos cristãos dos primeiros séculos da Igreja a resposta era simples e estava — com todas as letras — contida no Evangelho.

Em que passagem do Evangelho?

Na farsa de julgamento de Jesus, Pilatos pergunta: “O QUE É A VERDADE?” (Jo 18, 38). Em língua latina (idioma oficial de Pilatos) esta pergunta é: “QUID EST VERITAS?” Se tomarmos as mesmas letras da pergunta, temos a resposta, pela qual Pilatos não esperou.

Vejamos:

Com as mesmas letras da pergunta, está a resposta: “EST VIR QUI ADEST”, traduzindo: “É O VARÃO QUE ESTÁ AQUI” ou seja, é Jesus. Ele mesmo tinha dito: “Eu sou o caminho, a VERDADE e a vida” (Jo 14, 6).

No Cristianismo a “Verdade” não é um “que”, mas um “quem”. Ela não é um mero conceito teórico, mas sim uma Pessoa cujo nome é Jesus, Filho de Deus e da Virgem Maria.

Bem pode estar aí a resposta a tantos desvarios de hoje, pois procura-se a verdade (quando se procura…) onde ela não está.

Nas espirituosas palavras de Mons. João Clá Dias, EP, fundador e Superior Geral dos Arautos do Evangelho, é como se alguém que perdesse o chapéu num teatro, fosse procurá-lo fora, pois está mais claro…

* * *

.

Prezado internauta, convido-o a ver o artigo tratando deste assunto de modo conciso e agradável. Acesse aqui o site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*